quinta-feira, 31 de julho de 2008



SESAB PROMOVE CURSO DE PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÕES


Profissionais de saúde de diversos municípios da região participaram de quarta até a última quinta-feira, dia 31, de um curso de prevenção e controle de intoxicações promovido gratuitamente pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia(SESAB), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna, com o apoio da 7ª Diretoria Regional de Saúde(7ª DIRES).
Estiveram presentes no curso, além de profissionais de saúde, integrantes do Programa Agentes Comunitários de Saúde e do Programa Saúde da Família (PSF), técnicos da Vigilância em Saúde e do Centro de Zoonoses. As palestras chamaram atenção para os riscos de envenenamento por produtos químicos nas residências, e de acidentes com plantas tóxicas, animais marinhos e animais peçonhentos.
O bioquímico Juscelino Néri Filho, um dos palestrantes, informou que no interior da Bahia, sobretudo na região de mata atlântica, é grande o número de pessoas que dão entrada nos hospitais, vítimas, principalmente de acidente com animais peçonhentos e que o melhor caminho para tentar evitar o problema é a prevenção. “Trabalhadores rurais devem usar luvas e botas adequadas para diminuir o alto índice desse tipo de acidente”, afirmou.
Segundo o médico Daniel Rebouças, do CIAVE, outro palestrante do Curso sobre Prevenção de Intoxicações, a população deve ficar atenta aos riscos na utilização de produtos químicos de origem clandestina, porque não há qualquer controle da dosagem dos produtos químicos adicionados às misturas utilizadas para fabricação de produtos de limpeza. Para o bioquímico João Marcos de Lima, diretor da 7ª DIRES, as ações de saúde pública quando abordam o problema da intoxicações e envenenamento devem focar principalmente medidas preventivas visando reduzir no número de vítimas fatais.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
7ª DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE, setimadires@gmail.com
Julho/2008maiores informações: tel.73. 3211.0818
Acesse: http://www.7dires.blogspot.com/

Nenhum comentário: