quarta-feira, 9 de julho de 2008




7ª DIRES ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE FEBRE AMARELA



Apesar dos casos e óbitos suspeitos de febre amarela registrados em Goiás e no Distrito Federal, autoridades de saúde ligadas à Vigilância Epidemiologia da 7ª Diretoria Regional de Saúde(DIRES), argumentam que não há motivo para excesso de preocupação.
A 7ª DIRES abrange uma área de 22 municípios da micro região de Itabuna, Sul da Bahia. De acordo com a enfermeira Lídia Maria Oliveira, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Doenças causadas por vetores na área de atuação da 7ª DIRES, a vacina contra a Febre Amarela foi implantada em 1999 para crianças a partir de nove meses de idade e disponibilizada para pessoas que se deslocam para áreas de risco e também para os que já tomaram a vacina há mais de dez anos.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus amarílico que pode apresentar sintomas como: febre alta, mal-estar, calafrio, dor muscular intensa, vômito, diarréia e nos casos graves o vírus ataca o fígado, os rins, pulmões e o coração, podendo, inclusive, levar à morte se o doente não tiver assistência médica adequada.
A doença pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais do Brasil através da picada do mosquito em macacos por outras espécies(Haemagogus e Sabethes). A forma urbana foi erradicada podendo ressurgir nas cidades, onde o Aedes aegypti prolifera. Por isso, as autoridades de saúde pública orientam para eliminação dos criadouros e focos do mosquito, sobretudo para prevenir a reurbanização da Febre Amarela e controlar a Dengue.
Em Itabuna, apesar das autoridades de saúde ter tranqüilizado a população, centenas de pessoas resolveram não arriscar e procuram as Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Saúde José Maria de Magalhães para receber a aplicação da vacina. Com isso, o movimento nesses locais tem sido intenso desde o início desta semana.
A aposentada Maria de Lourdes Passos Kruchewishky, de 85 anos, tomou a vacina pela primeira vez porque disse que ficou assustada ao ouvir falar da doença depois de tantos anos. O major da Policia Militar, Roberto Ferreira, do 15º, também recebeu a vacina. “A polícia tem de estar preparada para qualquer eventualidade e além disso há sempre a necessidade de nos deslocarmos para áreas de risco”, explicou o militar. No quartel da PM em Itabuna a vacinação começou esta semana. Pelo menos 600 policiais serão imunizados.
Informações do Ministério da Saúde confirmaram até o último dia 15 deste mês 6 (seis) casos de Febre Amarela no país, sendo 5(cinco) mortes e uma recuperação.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
7ª Diretoria Regional de Saúde – DIRES –
Contatos na DIRES: 73.3613.9861 - 73.3613.3822
setimadires@hotmail.com
Vigilância Epidemiológica: enfª. Lídia Mª Oliveira
lidiamps@yahoo.com.br Ministério da Saúde(Atendimento ao Cidadão) tel 0800.61.199

Nenhum comentário: