terça-feira, 8 de julho de 2008



SESAB E 7ª DIRES DISCUTEM PROCEDIMETNOS DE ALTA COMPLEXIDADE



A Secretaria Estadual de Saúde(SESAB), promoveu na última sexta-feira, dia 7, no auditório da DIREC 7 em Itabuna um encontro com representantes de secretarias municipais de saúde de aproximadamente 50 cidades da região. O seminário organizado pela 7ª Diretoria Reginal de Saúde(DIRES)contou com a presença da médica itabunense, Conceição Benigno, Diretora de Regulação da Assistência da SESAB que falou sobre o fluxo de pacientes encaminhados pelos municípios do interior para a capital do Estado, sobretudo os pacientes que necessitam de tratamento na área de oncologia.
O principal objetivo do evento foi discutir as forma de definição da demanda pelos serviços oferecidos nos procedimentos de alta complexidade na saúde pública. Atualmente, os municípios encaminham pacientes que precisam de procedimento mais complexo, diretamente para a capital do Estado. Entretanto, esse encaminhamento, muitas vezes, não é feito de forma correta, deixando de cumprir procedimentos e orientações da Secretaria Estadual de Saúde e o paciente demora de ser atendido.
Outro problema constatado é que, na maioria dos casos, os pacientes poderiam ser encaminhados para Centros Regionais, a exemplo de Itabuna, onde também poderiam ser tratados, mas são encaminhados diretamente para Salvador.
O acesso aos procedimentos de alta complexidade, quando o paciente precisar ser encaminhado para cirurgia cardíaca, neurológica, oncológica, transplante de órgão, dentre outras, requer o máximo de organização e precisão das decisões das Secretarias Municipais de Saúde que devem atuar de forma integrada às orientações repassadas pela SESAB. Nesses casos, o tempo é um fator considerável e o paciente não pode perdê-lo numa fila de espera, nem retornar para o município de origem ser ter sido submetido ao procedimento cirúrgico esperado.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
7ª DIRETORIA REGIOANAL DE SAÚDE
setimadires@hotmail.com tels 73-3613-9861/ 73-3613-3822

Nenhum comentário: