quinta-feira, 10 de julho de 2008




7ª DIRES promove encontro do Colegiado de Gestão da Saúde



Representantes de pelo menos vinte cidades estiveram reunidos esta semana em Itabuna no Colegiado de Gestão Regional de Saúde Pública que envolve os vinte e dois municípios da microrregião da 7ª Diretoria Regional de Saúde(DIRES). O encontro aconteceu na última terça-feira, dia 3, com a finalidade de discutir e apontar soluções regionalizadas para alguns dos problemas enfrentados pelo setor.
Os Colegiados de Gestão são integrados pelos gestores municipais de saúde do conjunto de municípios de 31 regiões, por representantes da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) e foram criados no ano passado em todo o Estado com a meta de regionalizar a discussão acerca dos problemas da saúde para que a SESAB apresente projetos baseados nas realidades e dificuldades regionais.
Segundo Tiago Parada Costa Silva, da Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde da SESAB, os comitês permitem uma discussão democrática da gestão da saúde pública no interior do Estado, priorizando a regionalização. “Dessa forma a Sesab obtém melhores informações e pode atender de maneira mais efetiva as demandas apresentadas”, destacou.
A Secretaria Estadual de Saúde tem buscado um fortalecimento das ações para melhoria na qualidade do serviço da saúde pública com fortalecimento do “Pacto pela Saúde” cuja assinatura do termo de compromisso deu-se no ano passado. Dentre as ações que já estão em andamento destacam-se: a criação de uma Fundação estatal para desprecarização do vínculo de trabalho dos profissionais que atuam no Programa Saúde da Família e a realização junto aos municípios de seleção pública para contratação de agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde. Para este ano há ainda a previsão da criação do Núcleos de Apoio ao Programa Saúde da Família(NASF), com o objetivo de ajudar a Atenção Básica, principal acesso da população ao Sistema Único de Saúde(SUS).
O diretor da 7ª Dires e presidente do Colegiado representante da microrregião de Itabuna, João Marcos de Lima, afirmou que o Estado está implementando uma gestão participativa na saúde pública. “A SESAB está atendendo as demandas regionais, através das propostas que saem dos Colegiados de Gestão que têm representação de cada cidade”, lembrou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
7ª DIRETORIA REGIOANAL DE SAÚDE –DIRES
Junho/2008, setimadires@gmail.com
Maiores Informações: jmlima7dires@hotmail.com
Tel.73.3211.0818

Nenhum comentário: