segunda-feira, 28 de julho de 2008






HOSPITAL DE BASE DE ITABUNA PODE SER ESTADUALIZADO

Um ano após de ter aceitado a proposta do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, de estadualização do Hospital de Base, o Secretário estadual de saúde, dr. Jorge Solla, reiterou a idéia na última sexta-feira, dia 25. Jorge Solla participou de uma importante reunião com o prefeito no próprio hospital.
De acordo com informações do Secretário estadual de Saúde, nos últimos dezoito meses houve um aumento de repasse de recursos federais e estaduais para a saúde pública em Itabuna, entretanto, segundo levantamento feito através de auditoria, apesar do montante de recursos ter aumentado, houve diminuição dos serviços prestados e até mesmo atraso de pagamento de prestadores de serviço, principalmente no Hospital de Base.
OS NÚMEROS
No documento entregue pelo secretário Jorge Solla consta que o Ministério da Saúde envia para manutenção mensal do Hospital de Base a importância de 2 milhões e 300 mil reais, todavia a secretaria municipal de saúde disponibiliza somente 1 milhão e 200 mil reais para o hospital, o que causa dificuldades na manutenção dos serviços médicos, com o funcionamento precário da urgência e emergência, UTI, além de não ser possível o credenciamento da cardiologia.
Jorge Solla informou ainda que Itabuna tem 17 milhões por ano para gastar com o tratamento do câncer, mas no ano passado só gastou 9 milhões para essa finalidade, deixando de aplicar 8 milhões de reais que vieram exclusivamente para tratamento de câncer e não foram usados nesse sentido. Por isso, a SESAB constatou que pessoas com câncer que não conseguem assistência em Itabuna vão procurar atendimento em Salvador.
A iniciativa para estadualização partiu do prefeito Fernando Gomes, mas depois que houve aumento no repasse de recursos federais e estaduais para o Hospital de Base e para a saúde pública de Itabuna, o prefeito acabou desistindo da idéia. Entretanto, a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia(SESAB) detectou através de auditoria que a prefeitura não vem aplicando corretamente os recursos destinados à saúde pública, prejudicando principalmente o funcionamento do Hospital de Base. Por isso, a SESAB tomará uma medida enérgica que irá desabilitar o município de Itabuna da Gestão Plena do Sistema Único de Saúde(SUS). Dessa forma, o Estado poderá intervir de forma indireta na saúde pública de Itabuna com a finalidade de evitar que a população continue sendo prejudicada pela má gestão dos recursos destinados à saúde.
“O Estado está cumprido o compromisso assumido há um ano com a secretaria municipal de saúde em aumentar o repasse para o Hospital de Base em 500 mil por mês, com o compromisso da urgência e emergência funcionar, mas após esse aumento nada foi resolvido. Além disso, Itabuna passou a receber mais recursos para SAMU e para o Programa Saúde da Família”, disse Jorge Solla.
O secretário estadual de saúde também reiterou sobre necessidade de reabertura da urgência e emergência da Santa Casa de Misericórdia, com a renegociação do contrato com a instituição.
A reunião que debateu a proposta da SESAB para estadualização do Hospital de Base contou com a participação de representantes do Ministério Público estadual, Conselho Municipal de Saúde, do secretário de saúde do município, Jesuíno Oliveira, do presidente da Câmara, Edson Dantas e do diretor da 7ª Diretoria Regional de Saúde, João Marcos de Lima e do diretor do Hospital, dr João Antônio de Carvalho.
Apesar do esforço do secretário na proposta de estadualização do Hospital de Base a questão permanece em aberto e pode se tornar objeto que uma discussão mais ampla com a sociedade civil organizada, que neste momento está focada no processo político eleitoral.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
7ª DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE, setimadires@gmail.com
Julho/2008maiores informações: tel.73. 3211.0818
Acesse: http://www.7dires.blogspot.com/

Nenhum comentário: