sexta-feira, 11 de julho de 2008






7ª DIRES PREPARA COMPANHA CONTRA RUBÉOLA

Profissionais de saúde da 7ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES) de 22 municípios da microrregião participaram em Itabuna da capacitação preparatória para campanha nacional de vacinação contra a rubéola. O evento teve dois dias de duração e terminou na última sexta-feira, dia 11, no auditório do Palace Hotel. Na oportunidade, foi discutido aspectos clínicos e epidemiológicos da rubéola, tendo como palestrante convidada Isabela Pinto, enfermeira-sanitarista, responsável técnica pela vigilância das doenças exantemáticas da Regional. Outra questão importante definida foi a elaboração de planos de ação para combate da doença para cada município da área de abrangência da 7ª DIRES.
A rubéola se constitui em um problema de saúde pública de grande magnitude e de preocupação internacional. A doença é causada por um vírus, a transmissão é respiratória . Os sintomas mais comuns são febre, exantema (manchas vermelhas pelo corpo) e gânglios alterados atrás da orelha e região occipital . A maioria das pessoas infectadas pelo vírus apresenta a forma leve ou assintomática (às vezes nem sabe que porta o vírus), no entanto, transmitem o vírus.
A infecção pelo vírus da rubéola (com ou sem sintomas) em mulheres grávidas, pode causar a síndrome da rubéola congênita ou seja, as crianças nascidas de mulheres que forma infectadas podem nascer com problemas auditivos, cardíacos, neurológicos e visuais, a exemplo da cegueira, catarata, etc .
Para evitar essas seqüelas é preciso eliminar a circulação do vírus e é por isso, que será necessário a ampliação da oferta de vacinas para faixas etárias maiores. Para tanto, nessa campanha serão vacinandos todas as mulheres e homens de 20 a 39 anos de idade.
A campanha tem início dia 9 de agosto, junto com o dia nacional de vacinação contra poliomielite e culmina com o dia D de vacinação no dia 30 de agosto.
De acordo com Jeane Magnavita, coordenadora de imunização da 7ª DIRES, coordenadora do evento e responsável pela campanha, a meta é vacinar 100% da população dessa faixa etária. Ela ressalta a importância da participação da sociedade para que, a exemplo da paralisia infantil, eliminar o vírus da rubéola que tem causado tantas seqüelas irreversíveis.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
7ª DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE setimadires@gmail.com
Julho/2008maiores informações: tel.73. 3211.0818
Acesse: www.7dires.blogspot.com

Nenhum comentário: