quarta-feira, 9 de julho de 2008


Consultor do Ministério da Saúde visita Itabuna


O Ministério da Saúde tem acompanhado a situação da dengue no município de Itabuna. Na semana passada, Agnaldo de Souza Orrico, consultor do Ministério da Saúde, integrante do Programa de Controle da Dengue, esteve na cidade quando teve a oportunidade de se encontrar com autoridades e técnicos da área da saúde pública. Ele reuniu-se com o secretário municipal de saúde, Jesuíno Oliveira e com o diretor da 7ª Diretoria Regional de Saúde(DIRES), João Marcos de Lima.
A visita do consultor teve várias etapas, desde visita à coordenação de vigilância epidemiológica ao acompanhamento do trabalho de campo nos bairros Nova Ferradas, Mangabinha, Nova Itabuna, Lomanto e Centro Comercial, pontos considerados estratégicos no combate à Dengue em Itabuna. A finalidade da visita é produzir um relatório, repassado à Diretoria de Vigilância do Estado(Divep), à Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue(PNCD) e reencaminhado pela Divep às DIRES que orientam as secretarias municipais de saúde. O trabalho representa uma assessoria técnica de avaliação do Programa Municipal de Controle da Dengue que deve ser feito prioritariamente em 45 municípios com população acima de 50 mil habitantes ou que estejam localizados próximos às cidades turísticas ou região de fronteira com outros Estados.
De acordo com Agnaldo de Souza, o trabalho de consultoria com a produção de relatório vem sendo promovido desde 2002, a cada quatro meses, com a implantação do Programa Nacional de Controle da Dengue. O diretor da 7ª DIRES disse que a Secretaria de Saúde do Estado(SESAB) tem aumentado os esforços no combate ao mosquito transmissor da dengue através de ações efetivas junto às secretarias municipais de saúde.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
7ª DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE
Matéria produzida pela Ascom em janeiro de 2008
setimadires@hotmail.com tels (73).3613.3822 /(73).3613.9861

Nenhum comentário: