sexta-feira, 11 de julho de 2008


7ª DIRES ELABORA PLANO DE AÇÃO CONTRA A DENGUE


Autoridades em saúde pública e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) estiveram reunidos nesta quarta-feira à noite, dia 18, na sede da 7ª Diretoria Regional de Saúde(DIRES), em Itabuna, com a finalidade traçar um plano de ação para combater a dengue no município. O plano será concluído esta semana.
Nos últimos dias houve um agravamento dos casos de dengue em Itabuna com registro de vinte nove casos em menos de trinta dias, principalmente em crianças na faixa etária de zero a quatro anos de idade. Há também a ocorrência de um caso comprovado clinicamente de dengue hemorrágica, depois que o índice de infestação atingiu uma taxa de alto risco.
Esta semana a 7ª DIRES solicitou da SESAB o envio de mais 4 carros fumacê para reforçar a borrifação contra o mosquito que transmite a dengue. Os carros chegaram na manhã desta quinta-feira, 19, e já começaram a circular. A borrifação foi iniciada no último dia 28 de maio. Um total de 5 veículos vai reforçar o combate ao aedys aegypty com aplicação de inseticida durante os próximos 30 dias.
Esta não deve ser a única ação no combate a dengue em Itabuna. Preocupada com a situação a SESAB enviou para reunião de ontem à noite na 7ª DIRES, técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado(DIVEP). Alba Carolina Santana, coordenadora do grupo de combate à febre a amarela e da dengue na DIVEP, explicou que haverá um trabalho conjunto entre a SESAB e a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna. “Vamos priorizar num primeiro momento as áreas onde houve registro da doença, onde o trabalho de campo vai ser intensificado”, disse.
Atualmente, o município de Itabuna dispõe de 180 pessoas atuando no combate à dengue. O trabalho principal é conscientizar a população a não deixar recipientes com água parada ou tanques ao céu aberto, para evitar proliferação do aedes aegypti. No início do ano, a 7ª DIRES e a Secretaria municipal de Saúde buscaram regularizar a situação dos agentes de controle de endemia com a realização de uma seleção pública.



Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
7ª Diretoria Regional de Saúde – DIRES – JUNHO/2008
Contatos na DIRES: 73.3613.9861 - 73.3613.3822



Nenhum comentário: