quarta-feira, 9 de julho de 2008



7ª DIRES PARTICIPA DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER

Como parte da comemoração do DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER, a 7ª Diretoria Regional de Saúde(DIRES), com o apoio do Grupo “Se Toque”, além de outras entidades e autoridades de saúde estão promovendo orientação nos veículos de comunicação social. A idéia é estimular o diagnóstico precoce da doença com a finalidade de iniciar o tratamento rápido com maiores possibilidades de cura. Nesse sentido, estão previstas, entre os dias 7 e 11 deste mês, várias entrevistas em emissoras de rádio e tv, além de publicações em jornais, onde os especialistas no tratamento e prevenção do câncer terão oportunidade de orientar e esclarecer as principais dúvidas da população.
Os especialistas chamam a atenção que apesar do câncer de próstata ser o mais temido pelos homens, é o de pulmão o maior responsável pelas mortes no sexo masculino. Já nas mulheres o câncer de mama representa o maior risco. Por conta do baixo índice de detecção na fase inicial (somente 3,4%), o câncer de mama será o foco principal das orientações de divulgação das autoridades de saúde pública este ano. Segundo os oncologistas, 60% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em fases avançadas, quando a doença já se tornou incurável.
Informações do Ministério da Saúde dão conta que estudos epidemiológicos indicam os fatores ambientais como responsáveis por, pelo menos, 80 % da incidência do câncer de mama. Fatores genéticos representam 5 a 7 %.
Com o avanço do diagnóstico precoce do câncer de mama, através da moderna tecnologia de imagem, como mamografia, ultra-sonografia, ressonância magnética, punção-biopsia e outros recursos, houve possibilidade de diagnóstico inicial, aumentando as chances de cura da doença.
No entanto, ainda é grande a desinformação da população e, no Brasil, a maior parte das pessoas que morre em decorrência do câncer é acometida pelos tipos mais comuns, que poderiam ser facilmente tratados se diagnosticados precocemente.
Segundo a coordenação da Atenção Básica da 7ª DIRES, o município de Itabuna é considerado uma referência no tratamento do câncer, agregando os serviços de radioterapia e unidade de quimioterapia, além do importante apoio de instituições não governamentais.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
7ª DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE
ABRIL/2008
setimadires@gmail.com tels (73).3613.3822 /(73).3613.9861

Nenhum comentário: