terça-feira, 22 de julho de 2008




7ª DIRES na luta contra a Rubéola e Poliomielite

A Proteção com as vacinas é uma das medidas de mais baixo custo e efetividade na prevenção de doenças. Através da estimulação do sistema imunológico, que irá produzir anticorpos específicos, prepara o corpo humano para enfrentar determinadas infecções, significando a possibilidade de reduzir ou interromper a transmissão de determinados microorganismos(bactérias, vírus). Para tanto, faz-se necessário que a população esteja com cobertura altas e homogêneas (no mínimo 95%).
O Brasil vem acumulando experiências bem sucedidas na erradicação, eliminação e controle de algumas doenças a exemplo da varíola, poliomielite, e sarampo.
Há algum tempo, também tem se voltado atenção para a rubéola. Uma doença viral que se apresenta com febre, manchas vermelhas pelo corpo, gânglios da região do pescoço aumentado, que se confunde com outras doenças, a exemplo do sarampo. A rubéola, apesar de aparentemente inofensiva, se constitui em causa de morbidade de grande importância epidemiológica devido ao risco de provocar abortos, nascidos mortos, malformação congênitas como cardiopatias, catarata, cegueira, surdez entre outras consequências, denominada SÌNDROME DA RUBÉOLA CONGÊNITA-SRC.
Nos últimos dois anos, houve surtos de rubéola de forma dispersa em todo o país, uma ameaça à população ainda não vacinada. Em 2007, foram registrados 8.407 casos. A faixa etária mais atingida foi a de 20 a 34 anos de idade, e 70% dos casos,confirmados ocorreram entre os homens. Ressalta-se, que 161 destes casos, ocorreram em mulheres grávidas o que resultou em 20 recém-nascidos com SCR.
A única alternativa para conter o avanço de casos, surtos e a SRC é a vacinação indiscriminada de homens e mulheres. Em anos anteriores, o alvo principal foram as mulheres e crianças, mas diante da mudança do foco da infecção, o alvo principal passa a ser a população de sexo masculino.
Assim, o MS/SESAB/7ª DIRES e municípios estarão realizando uma campanha de vacinação centrada na família. Dia 9 de agosto, estaremos realizando o dia D da 2ª etapa de vacinação contra POLIOMIELITE e iniciando a Campanha de vacinação contra Rubéola para todos os homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade. Tanto a 1ª quanto a segunda, será uma vacinação indiscriminada ou seja, independente de já ter sido vacinado, deverá ser vacinado novamente.
A partir do dia 9 de agosto, convidamos todos os homens e mulheres de 20 a 39 anos e crianças de 0 a 4 anos a comparecer a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Não esqueçam de levar a carteira/cartão de vacina, principalmente das crianças.
Saúde, dever do Estado e responsabilidade de todos!




Por Jeane Magnavita, coordenação de imunização 7ª DIRES

Nenhum comentário: