quinta-feira, 5 de março de 2009


Sete cidades decretam situação de emergência por causa da dengue

A TARDE On Line*

O governador Jaques Wagner (PT) decretou, nesta manhã, situação de emergência em sete cidades da Bahia que tiveram aumento no número de casos de dengue do tipo clássica e hemorrágica. São listados os municípios de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro. Com exceção de Itabuna, todos ficam em estado de alerta por até seis meses, enquanto os órgãos públicos de saúde se mobilizam para conter o avanço do mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti.

No caso de Itabuna, a situação de emergência vale por três meses. Desde o dia 17 de fevereiro, um decreto municipal já declarava a situação de emergência. Nesta quarta-feira, foi registrada a 9ª morte na cidade por causa da dengue. A vítima foi a dona-de-casa Cosmira Santos, 27, que deu entrada no Hospital de Base com sintomas graves de dengue hemorrágica e faleceu duas horas depois.

O decreto que declara a situação de emergência nas sete cidades está publicado na edição desta quinta do Diário Oficial do Estado. Na prática, a situação de emergência significa que o poder público municipal perdeu o controle sobre a situação e precisa de ajuda dos governos estadual e federal. No texto do Diário Oficial, o governador afirma que o avanço da doença exige esforços não apenas da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), como também da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e da Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec).

Na manhã desta quinta, a Sesab realizou uma videoconferência para agentes de saúde de 29 municípios baianos. No evento, que ocorreu no Instituto Anísio Teixeira, o atual secretário de Saúde, Jorge Solla, reafirmou a situação de epidemia na Bahia, ressaltando preocupação com a cidade de Itabuna. "Este município registra o maior Índice de Infestação Predial do país, de 16%, e merece atenção especial para reverter esse quadro”, afirmou.

Solla confirmou os dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, de que a Bahia, ao lado dos estados do Acre, Amapá, Roraima, Minas Gerais e Espírito Santo, não obedece a tendência nacional de queda em 40,53% nos casos da doença, registrado nas seis primeiras semanas do ano.

Situação crítica - Durante o programa de rádio Bom dia, Ministro, desta manhã, o ministro da Saúde José Gomes Temporão afirmou que a Bahia é uma das localidades que podem registrar surto de dengue em 2009. Na Bahia, os registros de dengue passaram de 2,9 mil entre os dias 1° de janeiro e 13 de fevereiro de 2008 para 9 mil, no mesmo período de 2009. José Gomes Temporão avaliou a situação da Bahia como “crítica”.

Questionado sobre a alta incidência de dengue na Bahia – mais de 11.570 casos foram registrados nos dois primeiros meses do ano –, o ministro afirmou que está preocupado, mas não surpreso, porque já havia municípios em situação de risco no estado. Temporão disse ter “certeza absoluta” de que houve descontinuidade na política de combate ao vetor da doença por parte dos prefeitos.

*Com informações de Luana Gomes, do A TARDE

Nenhum comentário: