terça-feira, 10 de março de 2009


Jorge Solla acompanha situação da dengue em Itabuna

A situação da epidemia de dengue no município de Itabuna tem sido tratada com prioridade pelo Governo do Estado. Na tarde desta segunda-feira, dia 09, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Jorge Solla, veio conferir de perto a questão estrutural nos Hospitais de Base, Manoel Novaes e São Lucas, que será reaberto no próximo dia 14, inicialmente, para atendimento ambulatorial a pacientes com dengue. O Hospital será reaberto graças a um convênio entre Sta Casa e SESAB. A partir do dia 14 serão 21 leitos disponíveis, na primeira etapa.

Na semana passada o governo estadual liberou recursos adicionais para o Hospital de Base ampliar o atendimento ambulatorial aos pacientes com dengue, na ordem de R$ 250 mil reais mensais. No inicio desta semana o Estado enviou para Itabuna camas, colchões e suporte para soro, além de medicamentos para pacientes com dengue. Somente no Hospital de Base são 30 novos leitos, a maior parte já ocupada. Todo o material pode ser visto nas enfermarias instaladas nos hospitais. Nos próximos dias um helicóptero vai ajudar a localizar focos do mosquito da dengue que não foram localizados por via terrestre. Além dessas ações, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia(SESAB) já está no quarto ciclo de aplicação do fumacê, com a equipe da 7ª Diretoria Regional de Saúde-DIRES. O trabalho é desenvolvido com seis carros e máquinas costais para localidades de difícil acesso. Há também o trabalho de campo com homens do corpo de bombeiros que receberam treinamento para o enfrentamento à dengue desde janeiro.

O combate à dengue vai ser intensificado ainda mais. O secretário estadual de saúde, Jorge Solla, que chegou a Itabuna nesta segunda-feira à tarde ficará na cidade nos próximos dias para ajudar na definição de novas estratégias com o apoio do governo estadual. Nesta terça-feira, 10, está prevista a chegada do secretário estadual de saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortês, acompanhado por cinco técnicos que trabalharam no controle à epidemia de dengue no Rio, estarão em Itabuna. Eles passarão para técnicos baianos a experiência e formas eficazes de combate à epidemia de dengue, uma vez que o Rio de Janeiro registrou epidemia da dengue no ano passado. O encontro terá a participação de professores e técnicos da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC).

A situação da dengue em Itabuna preocupa com de dois mil casos da doença. Somente nos últimos 6 dias no Hospital de Base, seiscentas pessoas foram atendidas com sintomas da doença. Apesar de todo o esforço, as autoridades chamam a atenção da população para o combate ao mosquito transmissor da doença com a eliminação dos focos.


Ascom

março 2009

www.7dires.blogspot.com

mais informações: 73.3211.0818


Nenhum comentário: