quarta-feira, 18 de março de 2009



GOVERNADOR ENTREGA NOVOS LEITOS EM ITABUNA

Mais de 70 novos leitos hospitalares foram entregues para o atendimento dos pacientes com dengue no município de Itabuna e outros 80 leitos serão disponibilizados nos próximos 60 dias, perfazendo um total de 150 novos equipamentos para atender os pacientes com dengue. A iniciativa faz parte do auxílio do Estado ao município, que está com 1.909 casos notificados de dengue e tem a comprovação de quatro (4) mortes pela doença.

Em visita ao município na semana passada(dia 13), o governador Jaques Wagner fez a entrega de 20 leitos da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Medlej, depois inaugurou uma unidade de Pronto Atendimento (PA), com 30 leitos para hidratação de pacientes com dengue na 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), entre eles, um de reanimação.

Em seguida, foram entregues mais 21 leitos no Hospital São Lucas, este, retomando o atendimento público, após permanecer desativado por alguns meses. O investimento total nos novos leitos é de R$ 5 milhões.

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, que transferiu o gabinete da Sesab há uma semana para Itabuna, mais leitos serão inaugurados na cidade nos próximos 60 dias. "Está prevista a entrega de mais 80 leitos para o Hospital São Lucas, além disso, logo chegarão também equipamentos como ventiladores e respiradores, para ajudar na reanimação de pacientes", garantiu.

A entrega dos leitos é uma das ações de responsabilidade do Estado para controlar a epidemia de dengue na Bahia. Entre essas ações realizadas há mais de dois anos, estão, a capacitação de agentes de endemia, a aquisição de novos equipamentos para as ações em campo, além da assessoria técnica e a orientação à população. Os municípios são responsáveis pela execução das ações, a contratação dos agentes e a fiscalização da mobilização popular.

"Nós contamos com o apoio dos governos federal e estadual para superar esse problema. O Estado tem nos ajudado muito nesse momento de calamidade por que passa Itabuna", declarou o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo.

Segundo o governador Jaques Wagner, "o Ministério Público vai apurar as responsabilidades do abandono a que a cidade de Itabuna foi exposta e a população da cidade precisa saber o que foi feito das ações de combate à dengue na cidade", alertou. De acordo com Wagner, o Governo do Estado está fazendo a sua parte auxiliando os municípios mais atingidos pela doença.

Agecom
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
março de 2009

Nenhum comentário: