quarta-feira, 27 de agosto de 2008


Comissão Intergestora Bipartite avalia situação do Hospital de Base


Representantes da Comissão Intergestora Bipartite(CIB) estiveram reunidos nessa terça-feira , dia 26, em Itabuna com a finalidade de levantar informações sobre a situação do Hospital de Base, poucos dias depois da nova diretoria ter assumido a coordenação da instituição hospitalar. No início de setembro a CIB terá de tomar uma decisão importante sobre a desabilitação ou não do município de Itabuna da Gestão Plena de saúde. A reunião dessa terça-feira com técnicos da área de saúde, com o diretor da 7ª Diretoria Regional de Saúde (7ª DIRES), João Marcos de Lima, com membros do Conselho Municipal de Saúde, integrantes do Grupo de Ação Comunitária(GAC) e com a nova diretoria do Hospital de Base expôs a situação de crise por que passa a instituição. Entretanto, a nova diretoria e os participantes mostraram preocupação com a possibilidade de perda da Gestão Plena da Saúde, uma vez que o município de Itabuna se estruturou como pólo prestador de serviços na área médica, tanto na área pública quanto na rede particular.

Um dos principais problemas que pode levar à perda da Gestão Plena é a situação caótica do Hospital de Base como também o não atendimento das demandas pactuadas pelos municípios vizinhos com a secretaria municipal de saúde de Itabuna. Mais de duas dezenas de municípios pactuados reclamam que não conseguem marcar consultas ou exames para os pacientes previstos dentro do limite de cota pré-estabelecidos na pactuação. O próprio secretário estadual de saúde, dr. Jorge Solla, ratificou essa informação quando esteve em Itabuna e disse que por conta disso muitos municípios enviam pacientes para Salvador para consultas e exames mais especializados.

O atual diretor do Hospital de Base de Itabuna, Jurandir Rodrigues, disse para os representantes da Comissão Bipartite que a situação da saúde em Itabuna é muito delicada, não somente pelo estado do Hospital, mas também pela falta de assistência na rede básica. Já o diretor da 7ª DIRES, João Marcos de Lima, lembrou que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia vem aumentando há mais de um ano o repasse de recursos para a saúde pública de Itabuna e que o secretário Jorge Solla já aceitou a sugestão de estadualização do Hospital de Base, mas a administração municipal que apresentou a idéia no ano passado desistiu. “Temos de buscar uma solução para essa crise, a população não pode ficar prejudicada. É uma luta pela vida”, finalizou João Marcos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

7ª DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE

AGOSTO/2008, setimadires@gmail.com.br

tel 73.3211.0810 WWW.7DIRES@BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário: