quinta-feira, 4 de dezembro de 2008




Secretaria Municipal de Itabuna garante a secretários a manutenção de serviços


O clima de entendimento predominou no fechamento da reunião ocorrida na última quarta-feira, dia 3, entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e secretários de Saúde de municípios da região de Itabuna, que foi desabilitada do Sistema Municipal de Saúde – SUS na sexta-feira passada. Por telefone, o secretário de Saúde de Itabuna, Jesuíno Oliveira, se comprometeu com os municípios, antes referenciados em Itabuna para contratação de serviços de saúde, em garantir a prestação de consultas, exames e demais procedimentos já agendados ou a agendar até 25 de dezembro. Com a desabilitação, Itabuna perde a gestão dos serviços de saúde de média e alta complexidade, que passam a ser geridos financeiramente pela Sesab. “Não queremos desarmonia. Explicamos ao secretário que falta pouco tempo para acabar o ano (e a gestão, que muda em Itabuna com o resultado das últimas eleições), que a maioria dos municípios já recebeu suas cotas de procedimentos. Por isso, vamos manter o mesmo fluxo até 25 de dezembro, inclusive revalidando os procedimentos que ainda não foram feitos”, adiantou Carla Macedo, técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna. Itabuna recebeu os recursos do Ministério da Saúde para o seu município e outros 101 municípios pactuados com Itabuna até o mês (competência) de outubro. A partir de novembro, os recursos para média e alta complexidade são repassados para o Fundo Estadual de Saúde. A reunião, que aconteceu no auditório Dr. Paulo Bicalho do hospital Calixto Midlej Filho – Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, foi conduzida pela diretora de Controle e Regulação de Serviços de Saúde da Superintendência de Regulação e Gestão da Sesab, Cláudia Rodrigues Almeida. Ela explicou detalhadamente aos secretários tudo o que significa um processo de desabilitação de um município da gestão plena do SUS, quando o Estado passa a gerir os procedimentos de média e alta complexidade, e reiterou que o secretário da Saúde do estado da Bahia, Jorge Solla, determinou que fosse dado todo o apoio técnico e operacional para que Itabuna possa retomar a gestão plena. Diante das muitas dúvidas colocadas pelos secretários municipais ou por seus representantes, Cláudia informou que, de acordo com o resultado da reunião ocorrida também ontem, pela manhã, com os prestadores de serviços de saúde, as secretarias municipais podem entrar em contato diretamente com os prestadores, caso tenham dificuldade em marcar uma consulta, exame, cirurgia ou outro procedimento médico. “Os casos de urgência e emergência terão que ser atendidos em Itabuna ou outro município próximo que disponha do serviço. Não prestar serviço de urgência e emergência é omissão de socorro”, alertou. Para Rosângela, secretária de Saúde de Itajuípe, a reunião foi muito proveitosa. “Foi muito bom. Eu estava com problemas com o Ceprom, que não aceitava meus pacientes, e agora espero que tudo fique resolvido”, disse a secretária. “Demos um grande passo. Os problemas para a equipe da Secretaria Municipal de Itabuna não são pequenos, e teremos também mudança de gestão em muitos municípios, teremos que trabalhar com os novos gestores buscando melhorar a qualidade do serviço de saúde prestado à população da região”, concluiu a diretora da Sesab.


Berna Farias – DRT\Ba 1158Ascom SesabContatos: 71 9611-6424 e 9979-2741

Assessoria de Comunicação Social

SESAB

dez/2008

Nenhum comentário: