segunda-feira, 27 de julho de 2009

REUNIÃO DISCUTE SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA INFLUENZA A (H1N1) NA 7ª DIRES

A Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Sétima Diretoria Regional de Saúde (7ª Dires), realizam, na próxima quinta e sexta feira, 30 e 31, Reuniões e Cursos de Capacitação sobre Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza A (H1N1), no Auditório do Módulo Center, em Itabuna.

O evento reunirá técnicos da Sesab e representantes da vigilância epidemiológica dos diversos municípios da regional (7ª Dires), e será ministrado pela Drª. Maria Mazarello Vilaça, Médica da Divep e integrante do grupo técnico da Influenza A, que falará sobre a situação epidemiológica da doença e o manejo clínico e monitoramento dos pacientes com suspeita da doença.

Programação do evento:

30/07- Tarde
·Reunião interna na sede da 7ª Dires;

31/07 – Manhã
·Reunião com a Vigilância Epidemiológica do Município, Atenção básica, representantes de Hospitais e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento);
·Referências e fluxos de atendimentos com Sec. Municipal e 7ª Dires;

31/07 – Tarde (14h)
·Capacitação dos técnicos da Regional, enfermeiros, Secretários de Saúde, médicos da Atenção básica dos Municípios, dos Hospitais e técnicos da 7ª Dires;

31/07 – Noite
·Capacitação do Município de Itabuna - Médicos, enfermeiros (Hospitais e Unidades Básicas de Saúde) e técnicos da Vigilância Epidemiológica

Histórico

A Influenza A, conhecida como gripe suína, é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A, chamada H1N1. A partir da identificação dos primeiros casos na Cidade do México, em abril/2009, a doença vem se expandindo ao redor do mundo, assumindo as proporções de uma pandemia.

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38° C (graus centígrados), tosse, dor de garganta, mialgias (dores de cabeça ou no corpo), coriza e espirros frequentes. Eventualmente, também são referidos dor abdominal, náuseas e diarréia. A maioria dos casos é da forma leve e branda e não tem requerido internação hospitalar.

O estado da Bahia contabiliza, agora, 49 casos confirmados da Gripe A (H1N1). A informação é da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De 24 de abril a 21 de julho deste ano, foram considerados como suspeitos 245 casos, sendo confirmados 49 deles. Outros 54 casos foram descartados, 142 estão em investigação e não ocorreu nenhum óbito.


7ª DIRES
Julho / 2009
http://www.7dires.blogspot.com/

Nenhum comentário: