terça-feira, 14 de julho de 2009

COORDENADOR DO SISTEMA ESTADUAL DE TRANSPLANTES PARTICIPA DE REUNIÕES E CURSO EM ILHÉUS E ITABUNA

Com o objetivo de implantar e impulsionar atividades de transplantes em Ilhéus e Itabuna, dentro de um projeto maior de interiorização das ações de doação, captação e transplante de órgãos, o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, segue amanhã para aqueles municípios, onde manterá contato com gestores, diretores de unidades hospitalares públicas e privadas e profissionais de saúde. Em Itabuna, nos dias 17 e 18 (sexta-feira e sábado), a Sesab e o Conselho Regional de Medicina (Cremeb) promovem o VI Curso de Capacitação em Diagnóstico de Morte Encefálica, a primeira dessas capacitações voltada para médicos do interior do estado.

A programação do coordenador do Sistema Estadual de Transplantes inclui ainda a realização de um módulo sobre transplantes na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), voltado para os alunos do curso de medicina. Durante o módulo será apresentada a situação dos transplantes no Brasil e na Bahia e abordados os seguintes assuntos: aspectos éticos e legais, diagnóstico de morte encefálica, manutenção do potencial doador, transplante renal e de córnea.

DOAÇÃO E TRANSPLANTE
A captação de tecido ocular humano (córnea) será o principal assunto de reuniões que o médico Eraldo Moura terá amanhã (15), a partir de 16 horas, com representantes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e, logo em seguida, com preceptores e residentes do Day Horc. No dia seguinte, quinta-feira, o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes terá encontros com diretores e coordenadores dos hospitais Geral Luis Viana Filho (HGLVF) e São José, para discutir a inserção dessas unidades hospitalares no processo doação/transplante.
O mesmo assunto será discutido com representantes da secretaria da Saúde do município de Ilhéus e coordenações de enfermagem, UTIs, emergências, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros. O encontro acontece no auditório da 6ª Dires (diretoria regional de Saúde), em Ilhéus, das 14 às 17 horas. Na sexta-feira, dia 17, o médico estará em Itabuna para participar de reuniões no Hospital de Base e ministrar aulas no VI Curso de Capacitação em Diagnóstico de Morte Encefálica, que será realizado na UESC.

MORTE ENCEFÁLICA
O curso de capacitação em diagnóstico de morte encefálica, que pela primeira vez contempla profissionais do interior do estado, tem como objetivo capacitar médicos para estabelecer o diagnóstico de ME e para entender os aspectos éticos e legais envolvidos nesse processo. O curso enfocará questões como o panorama atual dos transplantes na Bahia, diagnóstico clínico de morte encefálica, exames complementares, questões éticas e abordagem da família.

A.G. Mtb 696/Ba
Central de Transplantes/M encefálica

Nenhum comentário: