terça-feira, 14 de abril de 2009

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE

No ano de 2009, até a última semana de março, foram notificados 45.683 casos de Dengue na Bahia (Fig. 1) , correspondendo a um aumento de 313% em relação ao mesmo período de 2008 (11..045). Até o momento, 292 (70%) dos municípios do estado notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica.

Considerando as notificações de Dengue por semana epidemiológica (Fig. 2), observa-se que ainda estamos no período de maior ocorrência da doença, embora os municípios de Jequié e Porto Seguro, cujas situações de surto chegaram a grandes proporções, já iniciaram tendência de decréscimo dos casos. Observa-se, no entanto, que outros municípios, a exemplo de Salvador, Jacobina, Irecê e Ilhéus ainda apresentam aumento do nº de casos por semana epidemiológica, levando a uma tendência crescente da linha do estado.


Quanto às formas graves da doença: Dengue com complicações, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome do Choque da Dengue, registraram-se 875 casos suspeitos em 105 municípios. Destes, confirmaram-se 328 casos graves em 57 municípios. Entre os casos graves, 38 óbitos foram confirmados, dos quais 22 foram em menores de 15 anos e 16 em maiores de 15 anos. Dentre as medidas de controle de responsabilidade exclusiva da SESAB, a aplicação de inseticida à Ultra Baixo Volume (UBV), adotada quando há confirmação aboratorial de transmissão de Dengue clássico e/ou notificação de Dengue grave, foi realizada até o momento em 88 municípios do estado, no sentido de contribuir com a interrupção da transmissão da Dengue, conforme recomendações da Nota Técnica 01/ 2007 GTFAD/ DIVEP.

O Lacen processou 4.156 amostras para sorologia, das quais 60% foram positivas. Foram isolados os três sorotipos (DENV-1 DENV-2, DENV-3), com predominância expressiva do DENV 2 (95%), dentre as 765 amostras processadas para isolamento viral (Fig. 3). Os laboratórios descentralizados têm contribuído com o diagnóstico sorológico mais oportuno da Dengue, a exemplo do Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva (PIEJ) em Jequié e os laboratórios municipais de Vitória da Conquista, Ilhéus, Feira de Santana, Itabuna, Porto Seguro, Barreiras e Juazeiro. Além da sorologia e isolamento viral, o Lacen também está realizando exame para detecção da proteína viral NS1, implementando o diagnóstico laboratorial da Dengue no estado.

PRINCIPAIS AÇÕES DA SESAB

Diante da identificação da ocorrência de surtos em alguns municípios do estado a partir da 1ª semana de 2009, com registro de altos coeficientes de incidência, a SESAB vem desenvolvendo ações de apoio técnico-operacional aos municípios, visando controlar os surtos e evitar óbitos e complicações pela doença, destacando-se o deslocamento de equipes técnicas para estruturação e organização do atendimento emergencial nos municípios mais críticos; ampliação da assistência com contratação de novos serviços; abertura de mais 200 novos leitos para o tratamento e reforço do corpo clínico nas unidades da rede própria; articulação com as Forças Armadas para atuação de médicos e enfermeiros na região de Itabuna; capacitação presencial de mais de 500 profissionais sobre o manejo clínico; realização de 2 videoconferências sobre o manejo clínico; implantação de 4 unidades de hidratação (HGE, HGRS, HJBC); aquisição de equipamentos e implementação de laboratórios para agilizar o diagnóstico específico em 10 municípios do estado; reforço na distribuição de medicamentos e insumos para o tratamento da Dengue; aquisição e distribuição de equipamentos e mobiliários hospitalares, veículos para o trabalho de campo e ambulâncias para remoção de pacientes; implantação do Disque-Dengue Estadual – serviço de call-center; apoio do Corpo de Bombeiros; apoio do Grupamento Aéreo com sobrevôos de helicópteros da PM em áreas de risco para localização de possíveis criadouros; campanhas de comunicação e mobilização social; aquisição de materiais e equipamentos para controle do vetor; visita de missão de equipes da Venezuela e Cuba; publicação dos Decretos 11.453 e 11.454 (04/03/2009) declarando situação de emergência nos municípios de Itabuna, Ilhéus, IIpiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro, ficando convocados os órgãos que compõem o sistema de Defesa Civil do Estado para atuarem no combate à Dengue; entre outras ações.

Fonte: ASCOM/SESAB

Nenhum comentário: