quinta-feira, 16 de abril de 2009

“O SUS QUE DÁ CERTO”


A Unidade de Pronto Atendimento (PA) Valdenor Cordeiro, situado na sede da 7ª DIRES, inaugurada no dia 13 de março pelo Governo do Estado, já contabiliza mais de 4.700 atendimentos de pacientes com sintomas da dengue.
O PA conta com uma equipe de 70 profissionais, entre enfermeiros, médicos e técnicos qualificados para atendimentos aos usuários. Com duas salas de hidratação (pediatra e adulta) a Unidade possui 40 poltronas, oferecendo conforto e comodidade aos pacientes, além de três consultórios de enfermagem, dois consultórios médicos, farmácia e sala de reanimação com equipamentos de alta tecnologia.
Segundo a coordenadora da Unidade, Natiane Aragão, o PA funciona como um pronto atendimento de emergência/urgência, onde recebe os pacientes, estabiliza e, havendo necessidade, são encaminhados para o hospital.
Com um atendimento disponível 24 horas, os profissionais acolhem os pacientes, classificam o tipo de risco, fazem a consulta de enfermagem e posteriormente a consulta médica. São realizadas ainda a hidratação oral, venosa e coleta de exames, onde os resultados saem em, aproximadamente, 20 minutos. A depender da gravidade da doença, logo após os primeiros atendimentos o paciente é encaminhado para as unidades hospitalares.
Os pacientes que passam pelo PA elogiam o trabalho e a qualidade dos serviços e atendimentos dos profissionais. É o caso da dona de casa Patrícia Maria de Jesus, moradora do bairro São Roque, que acompanhou a sua mãe, Maria de Lurdes dos Santos, até a unidade, para ser atendida. Segundo a dona de casa, o atendimento é rápido e eficiente. “O exame sai rapidinho, de graça e é pertinho de casa”, comenta.

Sesab prioriza o combate a dengue em Itabuna

Para o diretor da 7ª DIRES, João Marcos de Lima, o Governador Jaques Wagner e o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, priorizaram a situação do município de Itabuna para o combate à dengue. As principais ações que competem à SESAB foram cumpridas desde o ano passado a exemplo da capacitação de médicos e enfermeiros, aplicação de inseticida, reorganização das ações de Vigilância Epidemiológica, assessoria técnica para elaboração do Plano de Contingência, entre outras ações.
Este ano, a Secretaria de Saúde do Estado enviou equipamentos para Itabuna e descentralizou a realização de exames de sorologia. Além de inaugurar três clínicas de hidratação, ampliou a oferta nos atendimentos de média e alta complexidade através do contrato firmado pela SESAB e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
A SESAB ainda adquiriu e entregou para as clínicas de hidratação, materiais e insumos para o atendimento aos pacientes, disponibilizou veículos para o trabalho de campo, deslocou para a região profissionais experientes no manejo e na assistência aos pacientes com dengue e solicitou reforço das equipes médicas das Forças Armadas.
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7ª DIRES
16/Abril /2009

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