sexta-feira, 23 de outubro de 2009

DOENÇA FALCIFORME É TEMA DE SEMINÁRIO EM ITABUNA

Com a finalidade de reunir gestores e técnicos municipais e estaduais da macrorregião Sul, que compreende os pólos de microrregionais de Itabuna, Ilhéus, Valença e Jequié, para discutir a melhoria na qualidade da assistência ao paciente com doença falciforme, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Gestão do Cuidado, promove nos dias 26 e 27, no Palace Hotel, em Itabuna, o Seminário de Implantação dos Serviços de Referência em Atenção às Pessoas com Doença Falciforme.

O evento tem como público alvo médicos, odontólogos, enfermeiros, nutricionistas e coordenadores da atenção básica de 20 municípios da macrorregião Sul. Durante o seminário será debatida a organização da rede de assistência para portadores de doença falciforme e outras hemoglobinopatias (doenças do sangue), através dos Postos de Saúde da Família (PSF) e da criação de serviços de referência macrorregional e microrregional, nos diversos níveis de complexidade.

Durante a programação, os participantes terão aulas sobre fisiopatologia, eventos clínicos agudos, conduta e tratamento, ministrado por especialistas e profissionais com experiência na área. Para esse primeiro momento, foram priorizados, inicialmente, os municípios com maior prevalência para a doença falciforme. Esse estudo foi baseado nas informações de triagem neonatal, disponibilizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no 1º semestre deste ano.

Programação

O seminário será aberto ás 19hs, na segunda-feira (26) com três palestras: A Política Nacional de Atenção Integral às pessoas com Doença Falciforme, com a médica Joice Aragão, do Ministério da Saúde; Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme na Bahia, com Débora do Carmo, diretora de Gestão do Cuidado; Atuação do Controle Social na Doença Falciforme, com o Altair Lira, da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme.

Na terça-feira (27), o evento começa às 8h30, com a palestra Organização do Cuidado às Pessoas com Doença Falciforme, com a médica da APAE, Helena Pimentel; Evento Agudo e Crônico da Doença Falciforme, com os médicos Tereza Cardoso e Luciano Laranjeira. À tarde serão realizados quatro cursos, voltados para tratamento da doença.


ASCOM/SESAB

Nenhum comentário: