segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PLANO PILOTO DE COMBATE À DENGUE SERÁ APLICADO EM ITABUNA

Foi realizada nesta segunda-feira, na sede da 7ª Diretoria Regional de Saúde, em Itabuna, uma reunião com representantes Da SESAB, Ministério da Saúde, Ministério Público, DIVEP, 4º GBM e Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de traçar estratégias de atuação no combate à dengue no município.

Durante a reunião, foi elaborado um projeto piloto de controle da dengue, com atuação inicial nos cinco bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, em Itabuna. Os bairros mais atingidos são: Carlos Silva/Andaraí, Nova Ferradas, Novo Horizonte, Pedro Jerônimo e Sinval Palmeira.

O trabalho terá início no próximo dia 24 e será realizado no período de 10 dias, com a participação de 48 agentes de endemias e 13 supervisores de campo. Os agentes farão varreduras nos bairros, levantamentos de índices de infestação e tratamento dos focos. Durante o processo, os agentes ainda farão o cadastro de imóveis com tanques descobertos para cobertura dos mesmos, na próxima etapa.

Segundo proposta do Ministério Público, o projeto visa também a participação de outros setores do município como Secretaria de Desenvolvimento Urbano, na limpeza dos canais, Marquise, Emasa e Secretaria de Educação, no trabalho de conscientização nas escolas de Itabuna.

De acordo com o diretor da 7ª Dires, João Marcos de Lima, o projeto faz parte dos trabalhos já realizados pela Regional de Itabuna, como por exemplo, as Salas de Situação da Dengue, um projeto que visa discutir e analisar as ações do Programa Municipal de Controle da Doença, reduzir o Índice de Infestação Predial, incidência e letalidade por dengue.

No dia 18 de setembro será realizada uma nova reunião, para análise dos dados do projeto piloto de combate à dengue no município.


7ª DIRES
Agosto / 2009

Nenhum comentário: