quinta-feira, 9 de outubro de 2008




7ª DIRES INTENSIFICA MONITORAMENTO DA CAMPANHA CONTRA RUBÉOLA



A 7ª DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE (DIRES), juntamente com a Secretaria de Sáude do Estado (SESAB), promoveram na última quarta-feira, dia 08, uma reunião com os secretários municipais de saúde, coordenadores da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica com propósito de avaliar a situação da cobertura vacinal da Campanha contra rubéola na regional da 7ª DIRES. Até o momento, foram vacinadas, nessa região, 82% da população entre homens e mulheres, na faixa etária dos 20 a 39 anos, restando 30.534 pessoas não vacinadas. O objetivo é atingir até o final desta Campanha, dia 30 de novembro, 100% de cobertura vacinal nas microrregiões. Apenas os municípios Ibirapitanga, São José da Vitória e Camacan conseguiram atingir a cobertura vacinal superior a 95%, as demais continuam abaixo do esperado.
Em todo o país o número de vacinados é de 55 milhões. No Estado da Bahia, já foram vacinados 4 milhões e 300 mil pessoas, restando vacinar 500 mil pessoas.
Na reunião, que ocorreu em Itabuna, no auditório do Palace Hotel, esteve presente a Doutora Fátima Franco, representante da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), que proferiu palestra sobre: “A importância da Vacinação contra a Rubéola”. Ela chamou a atenção para que os profissionais de saúde e a população, nesta fase final da campanha, se mobilizem em favor da eliminação da rubéola e conseqüentemente da eliminação da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). Esta Síndrome caracteriza-se por causar danos irreversíveis nos recém-nascidos como: cegueira, perda de audição, malformações cardíacas e retardo mental. “ Por isso, a preocupação fundamental com as mulheres em idade fértil”, salientou.
Também participaram do encontro a coordenadora regional de imunização da 7ª Dires Jeane Magnavita e Dina Lúcia Almeida do Grupo de Imunização da 7ª DIRES e as sanitaristas Merylin Pessanha e Aline Anne de Deus, da Diretoria de Vigilância (DIVEP) da SESAB.
O diretor da 7ª DIRES, João Marcos de Lima, orienta a população entre 20 a 39 anos a procurar uma unidade básica de saúde para receber a dose da vacina contra rubéola. João Marcos destacou ainda que o corpo técnico 7ª DIRETORIA REGINAL DE SAÚDE estará intensificando os trabalhos já iniciados desde agosto, com vista a assessorar e supervisionar, monitorar e avaliar as ações desenvolvidas nos municípios, onde devem executar as atividades da campanha de vacinação.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
7ª DIRES
http://www.7dires.blogspot.com/
setimadires@gmail.com
maiores informações: 73.3613.3822

Nenhum comentário: